sábado, 10 de setembro de 2005

As casas de Jesus

Meu Senhor, o criador de todas as coisas, nos dias de sua carne não poderia ter tido outra profissão que não a de carpinteiro.

Naqueles dias o carpinteiro era uma espécie de construtor. Era quem mais trabalhava na construção de uma casa, ficava aos seus cuidados a confecção das colunas e vigas que alinhariam as paredes e receberiam o peso da cobertura. Era ele também quem fazia os marcos e as portas, e, eventualmente, alguns móveis.

Ou seja: nos dias de sua carne o Senhor fazia o que sempre fez e sempre fará: construir habitações. Afinal, não era Ele a santa Palavra dita pelo Pai, que ao ser pronunciada criou todas as coisas? Afinal, não é ele também quem disse ir preparar-nos lugar, para, quando voltar, receber-nos para si mesmo?

...

Tenho certeza de que, como carpinteiro, muitas vezes, cansado, após um dia de trabalho, ele olhou para o fruto de seu suor e ficou feliz. Lembrou-se do que já havia feito. Pensou no que haveria de fazer.

É provável, que muitas vezes, cansado, após terminar uma casa, ouviu um pedido de desconto, e, compadecido, mesmo tomando prejuízo, deu o desconto. Era de sua natureza compadecer-se. Era de sua natureza fazer casas. Era sua alegria ver moradores nas casas que construíra.

Certamente, muitas vezes, cansado, após terminar tudo, levou calote. Em casos assim, mais do que prejuízo, sentiu dor. Dor de ser enganado, dor de ver, naqueles por quem se fez carpinteiro, a mesquinhez, a fé obtusa que não é capaz de buscar coisa alguma além da casa material, que não é capaz de reconhecer a graça.

Todos esses sentimentos, o preparavam para o misto de satisfação e dor; para o grito terrível de abandono na cruz e para as palavras de satisfação: está consumado.

Ele ficou feliz em me salvar. Ele ficou feliz em salvar você! Ele sofreu com o calote que eu lhe dei. Ele sofreu com o calote que você lhe deu. Entretanto, nossa casa está pronta e aguarda por nós. E ele mesmo nos receberá com festa.

De mãos com as cicatrizes de cruz - cruz que era nossa - é que receberemos “as chaves” de nossa casa.

Nenhum comentário: