segunda-feira, 24 de julho de 2006

Qual é a sua turma?*

Hoje é o dia do Adolescente Presbiteriano. É dia de elogios e de comemorações. Porém, é dia de refletir. Hoje há, pelo menos, três tipos de adolescentes dos quais você deve fugir. Mas, fugir mesmo. Fugir enquanto é tempo.

Primeiro: o tipo Suzane: Apesar de rica, viajada, culta, carro importado, boas escolas, boa igreja, pode ter sua vida descrita, numa palavra: Eu.

Logo após o funeral já quis saber se podia usar a herança. Herança dos pais que ela havia matado.

Esse tipo de adolescente desenvolve-se mais rapidamente quando seus pais sempre dizem sim. Ou por se sentirem obrigados a compensar a ausência, ou por amarem mais a seus filhos do que a Deus, que manda discipliná-los. Porém, isso não é desculpa para que todo adolescente fique assim. O adolescente que ama a Deus, sabe que deve obediência a seus pais e que antes de atender a seu próprio Eu, tem de atender a Deus e aos Pais.
Você tá na turma da Suzane?

Segundo: o tipo Cravinhos: Pobres, desejosos de riqueza, pouco estudo, poucas perspectivas de ascensão social, percebem na moça rica um modo de ficar ricos também. O preço? Matar os pais dela.

Era a fome com a vontade de comer. Ela não gostava de ser contrariada, e os pais eram uma barreira. Eles bem que poderiam remover a barreira.

Não se sabe exatamente de quem foi a idéia. Talvez de todos. Era muito atraente: ela ficava livre do estorvo dos pais e eles entravam em uma grana boa. Um deles logo comprou uma tremenda moto!

São os adolescentes criados sem objetivo de vida. Sem a disciplina do Senhor. Querem se dar bem sem o trabalho correspondente.

Você está na turma deles? Espera uma chance sem criar os meios dela aparecer? Está disposto a fazer o errado para pegar uma grana fácil?

Terceiro: o tipo Liana e Felipe (esses, até na idade, adolescentes mesmos): Nem pobres, nem ricos. Estudantes de boas escolas. Filhos de pais cuidadosos e presentes. Mas, loucos por uma aventurazinha. Aventura não permitida pelos pais. Saída? A mentira.

A dela: vou dormir na casa de amigas e estudar para uma prova na segunda-feira. A dele: vou viajar com a turma antes que a gente se separe de vez. Na verdade, foram se curtir, em um lugar muito bonito e isolado. Tão isolado que ninguém viu ou ouviu serem mortos.

E então? Você tá na turma deles? Esconde suas malandragens debaixo do tapete da mentira?

Não preciso nem citar a Bíblia para mostar o quanto esses tipos de comportamento são condenados por Deus. Mas é bom lembrar: uma mentirinha, precisa de outras cada vez maiores para ser encoberta. Um errinho precisa ser consertado logo, ou cresce. Uma vida de mentiras e erros nunca acaba bem.



Meu filho, escute o que o seu pai ensina
e preste atenção no que a sua mãe diz.
Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter,
assim como uma boa roupa melhora sua aparência física.
Provérbios 1.8e9 (tradução livre)
-
*Idéia original do Rev. Jáder Borges Filho
-

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor,
atendendo sua solicitação, informo que enviei seu texto para a ministra de juventude de minha igreja - IPBSB - para que ela divulque e medite com eles.
Ricardo