quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Meditação anual sobre o Pai Nosso (2ª Parte)

Santificado seja teu nome,

Venha o teu reino

Seja feita a tua vontade assim na terra como nos céu.

Se você tem costume de orar com as palavras do Senhor, e ora pensando no significado delas, já deve ter percebido que, depois de invocarmos a Deus como Pai – um Pai todo especial, que não é só seu, nem deixa de lado sua divindade, já que continua nos céu – fazemos-lhe seis pedidos: três dizem respeito a ele e três dizem respeito as nossas necessidades. Assim mesmo: três no singular e três no plural.

Além do fato de que os três primeiros se referem a coisas relativas ao Pai, há que se destacar que em nada podemos contribuir para a realização de qualquer deles. Pelo contrário: a plena realização de qualquer um deles nos é, humanamente falando, altamente prejudicial.

Veja: quando pedimos que o nome de nosso Pai seja santificado, no fundo estamos repreendendo nosso próprio comportamento leviano de repetir seu santo nome futilmente, de comprometê-lo em interesses egoístas - por vezes escusos - e principalmente de tratá-lo como objeto qualquer do qual podemos dispor conforme nossa necessidade ou vontade.

Não é isso o que estamos vendo? O nome de Deus não está sendo, cada dia mais, comercializado? Invocado diante das mais irrisórias e fúteis necessidades? Debochado por aqueles que se dizem seus filhos e muito mais pelos que se dizem seus emissários?

Semelhantemente, quando pedimos que o Reino de Deus seja estabelecido, novamente oramos contra nossos próprios interesses carnais. Pois se há uma coisa pela qual nos esforçamos no presente século é estabelecer nosso próprio reino. Evidentemente, não me refiro ao real início do Reino de Deus, pois o próprio Jesus atestou que ele já veio (Mt 12.28).

Na realidade pedimos que este bendito reino, que já veio, atinja todas as áreas de nossa vida, de tal forma que a vontade de Deus seja feita em nós, que vivemos na terra, no presente século, da mesma forma que ela é feita nos céu: que é o terceiro pedido.

Pedir ao Pai que a vontade dele seja feita na terra como é feita nos céu, é o complemento do pedido “venha o teu reino”. Também é um pedido contra nossos próprios interesses carnais, já que priorizamos tanto a nossa vontade, que por vezes chegamos a comprometer a santidade de seu nome.

Orar o Pai Nosso é mais do que uma simples reza ou uma simples repetição de palavras vãs. É orar contra nós mesmos. É submeter nosso próprio eu à vontade de nosso Pai.

Não podemos então perder a oportunidade de, como filhos amados, pedir a nosso Pai que seu nome seja Santificado, seu reino se manifeste a tal ponto de que a terra siga sua vontade como o céu o faz.

Por isso nunca deixemos de dizer: Santificado seja teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade assim na terra como nos céu.


Nenhum comentário: