sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016

Como brasileiro fiquei alegre ao saber que nosso país sediará os jogos olímpicos de 2016.

Concordo que deixamos muito a desejar na área de saúde, educação, e segurança, e em outras, mas creio que este evento possibilita alavancar recursos diretos e indiretos que beneficiem também estas áreas.

Concordo também com os que alertam para a grande oportunidade de desvios de verbas, corrupção e coisas do gênero. Entretanto, a possibilidade disso acontecer é semelhante a de acontecer em qualquer outro evento.

Porém, não concordo com a afirmação de nosso presidente que finalmente resgatamos nossa cidadania mundial. Aliás, pra falar a verdade, nem sei mais ao que a nossos políticos se referem quando usam a palavra cidadania. Muito menos cidadania mundial. Se com isso ele quis dizer que finalmente outros países nos vêem como um país que pode se responsabilizar por um evento de tal magnitude, fico mais triste. Preferia receber tal atestado da OMS ou da UNESCO, do que do COI.

Entretanto, como pastor, lamento algumas coisas.

Primeiro: Fatalmente o Dia do Senhor será profanado. Profanado por quem participará como atleta e por quem se envolverá como espectador ou telespectador. O deleite, que as Escrituras reclamam para tal dia, não será no Senhor, mas nas vitórias que certamente nossos atletas alcançarão.

Segundo: Por mais que vejamos nos jogos olímpicos apenas uma ocasião de congraçamento, eles são, na realidade, um soerguimento do velho paganismo contra quem nossos pais lutaram até a morte. A pira olímpica é um culto aos deuses do Olimpo. Isso é triste.

Terceiro: Desde já começará a haver debates dentro de nossos rebanhos sobre cancelar, adiar ou remarcar horário do culto que prestamos a Deus com o fim de não atrapalhar o acompanhamento das competições. E, pode ter certeza: seja qual for a decisão que vier a ser tomada pelos Conselhos de nossas Igrejas, isso trará amarguras para dentro do rebanho.

Conheço todos os argumentos que se usa a favor do apoio cristão aos esportes e até do envolvimento de Igrejas com eles. Conheço os textos bíblicos que se valem da disciplina dos atletas como modelo da disciplina que a vida cristã demanda. Até concordo com quem diz que o apóstolo Paulo devia ser apreciador dos esportes em sua época. E, embora eu não seja tão atlético, as vezes aprecio também algum tipo de competição. Entretanto, minha dor será pelo que elas acarretarão. Peço a Deus que nos faça sábio e ponderados de modo a resolvermos bem os problemas que chegarão aos nossos apriscos.

Nenhum comentário: