sábado, 8 de maio de 2010

Joana

Lucas é o único evangelista que fala de Joana. Talvez ela tenha sido uma das testemunhas oculares que o ajudaram na acurada investigação feita por ele antes de escrever seu evangelho.

Lucas a menciona duas vezes. Logo no início do capítulo 8, de seu evangelho, e no capítulo 24.

A primeira menção é feita ao relacionar diversas mulheres que seguiam Jesus e lhe prestavam assistência com seus bens. Daqui ficamos sabendo que Joana havia sido curada por Jesus e que seu marido, Cuza, era procurador de Herodes.

A segunda menção nos informa que Joana era uma das mulheres que foram, domingo pela manhã, ao sepulcro do Senhor, embalsamá-lo, e encontraram-se com os anjos que anunciaram sua ressurreição.

Ser um procurador na corte de Herodes, ainda que fosse apenas um intendente ou mordomo (o texto permite tais traduções), não era algo de menor importância e certamente recaía sobre a esposa de Cuza os deveres naturais que o cargo de seu marido lhe impunha. Entretanto, ela seguia a Jesus e o auxiliava com seus bens.

Não perca de vista que, no caso dela, seguir a Jesus era algo muito diferente do significado que damos hoje a essa expressão. Ela o seguia literalmente.

Sabemos que o Senhor fez diversas viagens pela terra prometida e até mesmo pelos países vizinhos. Não sabemos se Joana participou de todas, mas certamente, participou de viagens em que o pernoite era feito sob as estrelas e as refeições em acampamentos improvisados.

Quando o texto diz que elas o ajudavam com seus bens, podemos entender que, pelo menos os alimentos, eram providenciados por essas mulheres que os compravam, traziam e preparavam.

Tudo indica que ela seguia o Senhor por pura gratidão. E o fato de assisti-lo com seus bens, atesta que Cuza, seu marido, concordava com o que ela fazia.

Não sabemos se ela tinha filhos. Mas, sem dúvida, se não os tinha de si, ganhou muitos e ganha até hoje: filhos de seu exemplo. Exemplo que ainda é imitado por tantas senhoras que muitas vezes sacrificam sua vida pessoal e servem ao Senhor em meio a grandes dificuldades.

Joana é uma mulher que deve ser contada com as heroínas da fé.

Nenhum comentário: