sábado, 21 de agosto de 2010

Promessas não cumpridas

Chamado por Deus, Abraão partiu de Ur em direção a uma terra desconhecida. Literalmente: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” (Gn 12.1). Obedeceu e passou o resto da vida peregrinando. O único pedaço do qual se apossou foi a sepultura de Sara, comprada dos heteus por um preço exorbitante. A promessa de Deus a Abraão não foi cumprida.
Chamado por Deus, Moisés, séculos depois, conduziu o povo pelo deserto em direção à mesma terra. Mas diferentemente de Abraão, que peregrinou nela, apenas a viu de longe. Moisés também não viu cumprida a promessa.
Muitos não viram a concretização da promessa e o escritor da Carta aos Hebreus registrou: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (Hb 11.13).
Não é notável que Abraão, o homem através do qual pactuamos com Deus em graça, e Moisés, o homem através de quem recebemos sua Lei, não obtiveram a concretização das promessas que lhe foram feitas?
É Deus injusto ao prometer algo e não cumprir? Ou será que o cumprimento de suas promessas não está vinculado ao nosso tempo? Ou ainda: Será que a verdadeira promessa não é a material, como entendemos, mas a espiritual que vamos receber ao chegarmos diante dele?
Desesperados, e em pranto, muitos já me questionaram: como é que Deus promete certas coisas e não cumpre?
Já ouvi: “pastor, Jesus prometeu se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus (Mt 18.19)? Por que então ele não cura meu marido?” ou “Por que ele não traz de volta meu filho?”
Não respondo com o engodo “você está pedindo sem fé”! Digo apenas “não sei”.
Não sei por que Abraão e Moisés, “homens dos quais o mundo não era digno” não obtiveram o que lhes foi prometido por Deus. Aliás, nem sei por que passaram por problemas difíceis até de descrever. Mas de uma coisa, tenho certeza: Embora eu não mereça o que foi dito deles, meu nome está no mesmo rol, pois também peregrino sobre uma terra que não me foi dada. Vejo e a saúdo de longe uma terra mais desejável, e igualmente anseio possuí-la.
Porém, o tempo em que isso acontecerá está determinado por meu Senhor. E mesmo que nenhuma promessa, que ele tenha feito, se cumpra nesta vida, tenho certeza de que todas serão concretizadas ao seu lado.

Um comentário:

Roberto disse...

Pastor Folton

Muito bem pontuado seu artigo. confesso que ja havia pensado diversas vezes na promessa feita a Moises e que nao foi cumprida. E confesso ainda que atraves dos meus olhos "humanos" acreditava que Deus havia sido injusto com ele, depois de todo aquele processo, de tudo que ele passou... Bom o problema é que pensamos que Deus esta limitado à nossa forma de pensar, agir e julgar.