sábado, 30 de julho de 2011

Igrejas desaparecidas

Você já notou que nenhuma das Igrejas citadas no Novo Testamento existe mais?

A menos que você reconheça a atual Igreja de Jerusalém (a Ortodoxa Grega? A Católica Romana?) como fiel substituta daquela que foi dirigida pelos apóstolos do Senhor. Ou reconheça o Vaticano como fiel substituto da Igreja para qual Febe levou sua carta de recomendação.

Onde está a Igreja de Samaria, que parece ter sido a primeira a ser organizada fora da Judéia?

Onde está a Igreja de Antioquia? Onde Paulo e Barnabé foram presbíteros? Já ouvi falar que está em uma cidade chamada Antaxa, na atual Turquia. Eu gostaria de conhecê-la pessoalmente, ver seus registros históricos (se houver algum).

A de Antioquia da Psídia, a de Icônio, a de Listra, de Derbe... Faça uma lista nome por nome. Você verá que nenhuma sobreviveu. Chipre? Talvez. Mas você há de convir comigo que a “Ortodoxia grega” da igreja de lá, está longe da Ortodoxia Bíblica.

Algumas dessas Igrejas foram ameaçadas pelo próprio Jesus. O pastor da Igreja de Éfeso recebeu uma ameaça que se estendia à Igreja que pastoreava: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Ap 2.5).

Pelo contexto o Senhor Jesus estava ameaçando mover de seu lugar a igreja. Aconteceu: Primeiro um terremoto. Depois a invasão mulçumana. Hoje o turismo atesta para o mundo inteiro que ali houve uma igreja e já não há mais.

Por que igrejas que foram tão bem doutrinadas, que contaram com a presença dos apóstolos do Senhor, que receberam cartas diretas do próprio Senhor Jesus, não existem mais?

Eu não sei dizer. Conjecturo que especificamente a Igreja de Éfeso não tenha se arrependido, nem voltado à prática das primeiras obras. Porém, será que o mesmo se pode dizer de todas as outras igrejas?

No Antigo Testamento Deus algumas vezes castigou seu povo privando-lhe do culto. A primeira vez deixou que os filisteus tomassem a Arca da Aliança, que mais tarde foi recuperada pelo Rei Davi. A segunda vez permitiu que os babilônios destruíssem o Templo de Salomão e sumissem com a Arca da Aliança.

Reconstruído o Templo há um registro, feito pelo profeta Malaquias (1.10), que à vista da corrupção, especialmente dos sacerdotes, Deus desejava que as portas do Templo fossem fechadas. Permaneceram abertas até o verdadeiro e último sacrifício - sacrifício do qual os demais são apenas tipo ou sombras - depois foi destruído totalmente.

Não seria uma pista para se entender o porquê dessas igrejas terem acabado?

Imediatamente me lembro das palavras do próprio Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15.1e2).

Deus nos livre de trilharmos o mesmo caminho delas.

4 comentários:

Unknown disse...

"No Antigo Testamento Deus algumas vezes castigou seu povo privando-lhe do culto". Difícil entender por que hoje há crentes que impõem a si mesmos, ainda que sem saber, tão duro castigo, privando-se do culto e da adoração em troca de futilidades.
Um forte abraço, Rev. Folton.
Agnaldo.

folton disse...

Essa também é uma de minhas perplexidades Agnaldo. Cerca de dois meses atras um ancião, que estava de carona comigo, me apressava para não perder o jogo de futebol.

Eu não entendo.

ab
Fôlton

Anônimo disse...

Uma pequena correção: a arca em si não foi recuperada por Davi, foi devolvida pelos Filisteus após a mão de Deus haver pesado duramente sobre eles, com a destruição do ídolo de Dagom, pragas de tumores e infestação de ratos. Posteriormente, Davi transportou a Arca para Jerusalém.

No mais, excelente post.

folton disse...

Caro amigo;
Primeiro obrigado pelo elogio. Seja tributado ao Senhor de quem todas as bênçãos vem.

Segundo: você tem razão. A palavra "recuperada" trouxe abiguidade ao texto. Não pretendia dizer que Davi tinha ido lá e tomado a Arca, mas simplesmente trazido de volta.

Vou encontrar um modo de corrigí-la.

Agradeço o alerta.

Abraços
Fôlton