sábado, 29 de setembro de 2012

Das mãos de Deus

Uma das missões mais difíceis – talvez a mais difícil – que faz parte do ofício de um pastor de almas é mostrar a seu rebanho que o mal que nos atinge sempre vem das mãos de Deus. Ficará mais difícil quando, o pastor estiver lidando com a ovelha, em vez de rebanho. E muito mais difícil ainda, quando a ovelha estiver sofrendo prolongadamente e for alguém de vida correta, que pode ser tida como exemplo.

O que se ensina hoje é que o Diabo é o culpado por tudo o que é ruim, e, no mínimo, tal pessoa está sendo tentada para desviar-se de bons caminhos. E se for alguém de má índole, deve ter feito algum pacto com ele.

É claro que se nossos primeiros pais houvessem obedecido a ordem de Deus, o mal não haveria atingido a humanidade, mas isso é outro assunto. O que quero dizer agora é que o mal que recebemos diariamente – nosso Mestre nos ensinou, que “basta ao dia o seu próprio mal” – tem outras fontes e todas elas, em última instância, nos vem das mãos de Deus.

Primeiro: Podemos estar colhendo o que semeamos. Se levamos uma vida de hábitos saudáveis, muito provavelmente nossa velhice também será saudável e o contrário será verdadeiro. Quem poderá reclamar de uma doença sexualmente transmissível se levou um vida promíscua? Agora, repare que nestes casos, e em outros similares, é possível que os descendentes também sofram sem terem a mínima culpa por pecados cometidos pelos pais. Já está provado que muitas doenças adquiridas pelos pais são transmitidas aos filhos.

Segundo: Podemos estar sendo provados por Deus. E aqui preciso parar um pouco e esclarecer que este é um exercício divino que 1) mostra o quanto, e como, Deus acompanha nossa vida, e, 2) acima de tudo atesta o quanto estamos debaixo das instruções de nosso Mestre, que, de tempos em tempos, testa o progresso de nossa fé como o treinador de um atleta o submete periodicamente a testes para verificar o progresso de seu desempenho.

Terceiro: Podemos, de fato, estar debaixo da ira de Deus, sendo “disciplinados por ele para não sermos condenados com o mundo” (1Co 11.32).

Nos três casos porém, o sofrimento com que eventualmente somos afligidos, em última análise vem das mãos de Deus. Mesmo no primeiro caso, em que podemos argumentar em termos de causa e efeito, nunca podemos esquecer que isto ocorre por ter sido estabelecido por Deus. Ele fez assim: o efeito depende daquilo que o causa e a manutenção dessa lei não é automática.

Alguns até admitem que Deus criou tudo, mas “deu corda”, como se dava nos relógios antigos, e deixou tudo funcionando por si só. Bem, não é isso que o Senhor Jesus ensina quando nos diz: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mt 10.29-31).

Colhemos o que plantamos por que Deus quer que seja assim: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

Mas, como pode vir, de um Deus de amor, sofrimento para seus filhos? Da mesma forma que nos vinha de nossos pais. Quando eles nos disciplinavam estavam mostrando o quando nos amavam e queriam o nosso bem: “Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hb 12.8-10).

Você pode argumentar: Mas, de nossos pais levávamos no máximo umas palmadas ou uma surra. Se a analogia for levada ao pé da letra Deus nos castiga excessivamente, pois alguns de nós passa a vida curtindo sofrimentos.

Veja: Nossos pais nos preparavam, no máximo, ser bons cidadãos, bons maridos, bons pais, ou bons crentes. Deus está nos preparando para sermos santos. Como está no texto: “participantes da sua santidade”. Entretanto, muitas vezes resistimos as lições que poderíamos tirar daquilo que ele quer nos ensinar com o sofrimento e aquela lição se torna demorada: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hb 12.5-6).

Um comentário:

haghios disse...

Cidadãos dos Céus ....

Em todos anos nos períodos pré-eleitorais como este em que estamos vivendo no Brasil.. somos questionados e até Confrontados com uma série de questões ... referentes aos nossos deveres como Cidadãos .. Muitas vezes surgem algumas frases padrões ... tipo "Cristão vota em Cristão" e outras frases Lendárias .. Recentemente comecei á Analisar alguns seguidores de Jesus Cristo ... o Mais Patriota e Nacionalista deles foi Judas Escariotes...que por sinal foi o que o Traiu .... seu compromisso com a Libertação do Povo Judaico era maior do que sua Fidelidade á Cristo ... desta forma será que o nosso "Zelo" ao Calvinismo e outros Ismos... não nos induz á Cometer injustiças e crer em "Falsas Verdades"... Ficamos Muito tempo num Proselitismo Patético ... Pintamos o Diabo de Vermelho ... quando na verdade Cremos num deus segundo a nossa Conveniência ... para nos Salvar ele é Absoluto ... e no momento seguinte Ele é Obsoleto ... isto está ocorrendo agora neste Vale Tudo Eleitoral ... Caímos de pau em cima dos Zés Dirceus... Lulas.. Dilmas .. etc .. quando na verdade em nossos Corredores Eclesiásticos Coisas mais Horrorosas do que mensalões e Cachoeiras Acontecem .... Graças á Deus ... somente Ele pode separar o Joio do Trigo ... pois Ele Conhece os dois ... e nos Conhece também ...Graça e Pás ... e enquanto os Céus não vem ... Apesar de Tudo ... Continuo no Amor de Cristo até a MEDULA