sábado, 27 de outubro de 2012

Maior rigor

Nosso Senhor Jesus, decepcionado com a reação de Corazim e de Betsaida, garantiu que, no dia do juízo, elas serão julgadas com maior rigor do que Tiro e Sidom. Os judeus de então devem ter entendido melhor do que nós hoje a gravidade desta ameaça, pois não estamos tão familiarizados com as malfeitorias delas.

O mesmo foi dito de Cafarnaum e Sodoma. Porém, a história de Sodoma nós conhecemos. Tornou-se proverbial.

Mas, voltando a Tiro e Sidom, para conhecer-lhes as maldades, é necessário estudar razoavelmente bem o período que vai do profeta Malaquias até os dias de Jesus. Quanto a Corazim, Betsaida e Cafarmaum, o próprio Jesus nos dá o traço comum pelo qual elas sofreriam maior rigor: a incredulidade: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza” (Mt 11.21). E “Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje” (Mt 11.23).

Estes textos levantam questões difíceis, como: por que não se fez em Sodoma, em Tiro e em Sidom os mesmos milagres que foram feitos em Corazim, Betsaida e Cafarnaum, se era sabido que elas haveriam de se arrepender? Por que foram preteridas? Mas este é um assunto para outra ocasião, pois o que me atrai mais nesta afirmação do Senhor é a razão pela qual ele haverá de aplicar maior rigor em seu julgamento.

Creio que é necessário destacar dois pontos:

Primeiro: A posição de Cafarnaum parece ser pior, já que o Senhor Jesus além de fazer nela muitos milagres manteve lá uma casa (provavelmente alugada, ou emprestada) onde podia ser achado. Veja Mc 2.1: “Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa”.

Segundo: Os milagres tinham a única função de confirmar a mensagem anunciada. Observe que o mesmo critério de maior rigor é prometido às casas e às cidades que rejeitassem a mensagem do Evangelho transmitida pelos discípulos de Jesus: “Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade” (Mt 10.14-15).

Um dia desses, depois de uma das palestras do Encontro da Fé Reformada em Vitória (ES), em uma agradável conversava com meu hospedeiro, que passou da meia noite, discutíamos exatamente esse ponto. Nosso Senhor está se referindo especificamente a rejeição de sua Revelação e no caso agravada pelos sinais que a comprovavam.

Quão digna de maior rigor é nossa geração – pensamos – já que a Revelação divina está sendo acintosamente rejeitada diante de comprovações mais pungentes do que milagres?

Dou apenas um exemplo: Até 1950 o texto hebraico mais velho que tínhamos era composto de manuscritos feitos na idade média (entre 900 e 1000 d.C.). Em 1946 um adolescente, que procurava suas cabras extraviadas, achou uma caverna com dez vasos de barro que continham rolos dos livros do Antigo Testamento. Foi a primeira das diversas cavernas em que partes maiores ou menores de todos os livros do AT, com exceção de Ester, foram encontrados. Hoje você pode vê-los até na internet e atestar a fidelidade do conteúdo do texto que sempre usamos.

Hoje a Bíblia está por todos os lugares. Conversando com meu amigo listamos rapidamente as versões à nossa disposição em tablets, smartphones, celulares e edições gráficas diferentes. Legíveis, audíveis (algumas nas línguas originais) e até encenadas. Ninguém pode alegar que não tem condições de adquirir uma Bíblia já que ela é distribuída gratuitamente em hospitais, escolas, hotéis, cadeias... (Dia desses um membro de minha igreja me procurou para me alertar de que se alguém dissesse que o viu saindo de um motel com outro homem, eu não me assustasse pois eles tinham começado a distribuição nos quartos de motéis também).

Sodoma, Gomorra, Tiro e Sidom receberam a Revelação que todos recebem: a Revelação Geral, que é própria da criação, e por essa razão são indesculpáveis perante Deus.

Sodoma teve contato com Ló e o rei de Tiro fez aliança e comerciou com Salomão, mas não consta dos registros bíblicos que tenham recebido ensinamentos como nossa geração recebe e continua recebendo. Por isso nossa geração, à exemplo das cidades que nosso Senhor imprecou, sem dúvida, receberá maior juízo.

Mas e o texto que se refere a casas? Quantas Bíblias há na sua? Elas orientam a vida de sua família ou apenas estão lá? Elas orientam suas decisões ou enfeitam sua estante? Com que rigor você acha que será julgado diante do Senhor?

Um comentário:

Anônimo disse...

Reverendo, o Sr. perdeu um excelente título: Dosimetria.